tec.nicum consulting
tec.nicum consulting

Serviços – Consultoria tec.nicum Schmersal

Análise e documentação

Suporte técnico

Os especialistas da Schmersal podem fornecer perícia e experiência para cada fase do ciclo de vida das máquinas e da construção da instalação. Fornecemos informações sobre as regulamentações e normas aplicáveis à máquina e à segurança industrial e, por exemplo, damos recomendações sobre equipamentos de proteção relevantes compatíveis com as normas.

Os funcionários da Schmersal estão disponíveis para seus clientes com base em horas e fornecem suporte localmente, por telefone ou on-line.

Avaliação de risco

A Schmersal realiza inspeções de segurança técnica em máquinas, sistemas e linhas de produto existentes. Quando ajustes forem necessários para garantir que as máquinas atendam às diretivas de trabalho quanto a saúde, segurança, ambiente e legislação nacional específica, a Schmersal pode fornecer recomendações. Para máquinas e sistemas antigos ou modificados, os engenheiros da Schmersal avaliam se o sistema atual ou as modificações realizadas satisfazem os requisitos de segurança técnica aplicáveis.

Ao avaliar máquinas sob o ponto de vista do operador, os procedimentos do tec.nicum são os seguintes:

  • Análise da documentação existente
  • Descrição das máquinas e dos processos
  • Lista de verificação de critérios obrigatórios a serem cumpridos
  • Avaliação de acordo com a ISO 12100:2010, que serve como base global para os padrões nacionais relevantes

Os operadores que estão combinando várias máquinas existentes em uma nova unidade ou um novo sistema devem solicitar a conformidade CE separada na Europa. Neste caso, a Schmersal oferece os módulos RSK e o MDI opcional, além do módulo HZD.

Avaliação de risco de acordo com a ISO 12100:2010

Com base na ISO 12100:2010, os especialistas da Schmersal realizam avaliações de risco e avaliações abrangentes de todos os perigos relacionados às máquinas e sistemas. Eles também analisam as máquinas para conformidade com a Norma Regulamentadora n°12 – Segurança no Trabalho em Maquinas e Equipamentos – NR12, normas técnicas ABNT, internacionais ISO e IEC e normas regionais EN.

Com base nos resultados destas investigações, desenvolvemos recomendações e ações corretivas para garantir que as máquinas estejam em conformidade com as várias diretrizes aplicáveis.

Todos os resultados das investigações são compilados em um relatório final abrangente. A prioridade é dada a um equilíbrio otimizado entre a segurança adequada e a manutenção da produtividade máxima.

  • Avaliação de risco de acordo com a NR12 e a ISO 12100:2010, que serve como base para os padrões nacionais relevantes
  • Identificação e avaliação de riscos e perigos
  • Referência para segurança funcional
  • Referência para regulamentações legais aplicáveis, por exemplo, por meio de normas (padronizações)
  • Desenvolvimento de um plano de ação para minimizar o risco

Módulo TDC adicional opcional: produção de recomendação de conformidade, por exemplo, CE com base na Diretiva Europeia de Máquinas

 

Documentação técnica (projeto modular para recomendação de conformidade)

A produção e manutenção de documentos técnicos é um importante princípio de segurança industrial e de máquinas. Os modernos processos de qualidade se baseiam em uma cadeia ininterrupta de documentação, que representa um elemento chave da segurança do processo e do produto, prevenção de acidentes e para questões de esclarecimentos de responsabilidade em caso de acidentes.

Para tornar este processo o mais eficiente possível, a Schmersal desenvolve a documentação técnica necessária com base nas informações fornecidas pelo cliente que pode conter:

  • Listas de verificação com base em normas de produto
  • Avaliações de risco
  • Avaliação de soluções propostas
  • Diagramas de fiação elétrica, incluindo processos pneumáticos e hidráulicos, quando aplicável
  • Medições elétricas
  • Certificados
  • Desenvolvimento e validação de funções e sistemas de segurança
  • Dados técnicos, tabelas, manuais e programas de manutenção
  • Esboço de uma recomendação de conformidade, por exemplo, CE de acordo com a Diretiva Europeia de Máquinas.

Conformidade (a partir de 2017)

Os fabricantes que desejam vender máquinas em regiões específicas do mundo estão sujeitos aos requisitos de qualidade e comercialização locais e ao aumento nos requisitos em termos de tecnologia de segurança.

No Brasil, isso se expressa na Diretiva de Segurança no Trabalho em Maquinas e Equipamento NR12, normas técnicas ABNT, internacionais ISO e IEC e normas regionais EN. Na Europa, isso se expressa na Diretiva de Máquinas 2006/42/EU. A prova disso é a necessidade do cumprimento de conformidade na União Europeia da marcação CE associada, que é considerada um "passaporte para máquinas e sistemas".

O módulo MDI combina vários módulos de serviço com uma visão que abrange todo o processo de fornecimento de provas de conformidade para diretivas regionais de máquinas.

Projeto higiênico (a partir de 2017)

O projeto e a conversão ou adaptação de máquinas para atender aos princípios de "Projeto higiênico" é uma tarefa desafiadora. Assim como os requisitos em termos de resistência a substâncias químicas, a alta classe de proteção IP69K para limpeza por alta pressão de componentes também tem uma função decisiva. É considerada padrão para máquinas e sistemas nos setores alimentícios, de engarrafamento e processos de embalagem (primário) e na indústria farmacêutica. Os requisitos básicos são os conteúdos das normas e recomendações das várias instruções importantes, como as da EHEDG, FDA, IFS, NSF, USDA, ANVISA, etc.

Alinhado ao módulo HYG, a Schmersal fornece suporte aos clientes no desenvolvimento de projetos otimizados para suas máquinas e sistemas.

Áreas de explosivos (a partir de 2017)

Os requisitos de proteção contra explosão se aplicam a várias áreas da indústria, não apenas no setor químico, mas também, por exemplo, na produção de cosméticos e alimentos, se ingredientes gasosos ou em pó, ou produtos finais,forem processados, produzidos ou armazenados. A Schmersal oferece os seguintes serviços de proteção contra explosão:

  • Classificação por áreas potencialmente explosivas
  • Documentação de medidas de proteção contra explosão
  • Implementação técnica em ambientes potencialmente explosivos
  • Validação de dispositivos com base em regulamentações aplicáveis